sexta-feira, 29 de abril de 2011

IESA mantêm sua certificação ISO 14001 do Sistema de Gestão Ambiental

Desde a certificação inicial ocorrida em 2008, auditores avaliam o trabalho de 
todas as áreas para garantirem que as mesmas atendam aos quesitos ambientais

Araraquara (SP) - A IESA Projetos, Equipamentos e Montagens iniciou o mês de abril deste ano com a renovação de sua certificação ISO 14001 do Sistema de Gestão Ambiental. Ela tem como objetivo fornecer elementos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eficaz que possam ser integrados às práticas de cada empresa. Um grupo de auditores avaliou o trabalho de diversas áreas da IESA nos últimos três anos, desde a certificação inicial ocorrida em 2008, para garantir que as ações realizadas foram atendidas no quesito ambiental.

Entende-se como Gestão Ambiental todas as diretrizes e atividades administrativas e operacionais tais como: planejamento, direção, controle e alocação de recursos. Ela tem como objetivo reduzir e eliminar os danos ou problemas causados pelas ações humanas no Meio Ambiente, por meio da aplicação dos requisitos da norma ISO 14001.

O Sistema de Gestão Ambiental, por meio de seu manual, descreve todos os procedimentos e instruções elaboradas para atender aos requisitos da norma ISO 14001. Os procedimentos e instruções são analisados, buscando identificar a prática correta do que está definido nestes documentos.

O foco principal da ISO 14001 é o que trata o levantamento das características ambientais. Ele estabelece o reconhecimento dos aspectos e seus impactos relacionados às atividades desenvolvidas por cada setor da organização. Nesta fase são identificados os controles que buscam inibir quaisquer fontes geradoras de poluição, evitando o não atendimento à legislação vigente.

De acordo com Humberto Pessoa de Araújo, Técnico Ambiental da IESA, a renovação da certificação mostra o comprometimento da IESA com a preservação do meio ambiente. “A renovação da certificação ISO 14001 é o resultado do esforço de nossa empresa em atender todos os requisitos exigidos pela legislação, reduzindo ao máximo os impactos ambientais. É também uma excelente oportunidade de revisão de todo nosso processo produtivo e identificação de desperdícios na produção”, explica Humberto.

http://www.iesa.com.br/site/noticias/renovacao_iso14001.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário