segunda-feira, 12 de julho de 2010

Importantíssimo relato do sócio Xandislau , sobre a apresentação do Atilano no Evento Empiricus

Sobre o evento de ontem.... Depois de contar a história toda do grupo e de seus erros do passado, ele mencionou:


1-que o estaleiro ex Ishibras foi arrendado para Petrobrás ( isso já sabiamos)

2- que 100 mil m2 do estaleiro ficarão para a inepar para prestar serviços a Petro(isso especulávamos, mas agora ouvimos da boca dele)

3- que semana passada eles fecharam um mega contrato de 20 anos com a Petro para manutenção e prestação de serviços a Plataformas no Ishibras, tendo assim um "cliente cativo" como vizinho

4- que a relação com a Petro é muito boa, e eles o ajudaram muito na época que a empresa estava na lama

5- que a demanda está absurda e eles estão tomando muito cuidado para não cometer os mesmos erros do passado

6- que a carteira de pedidos já está em 5 bi.

7- que a area de oléo e gás já compreende 65% da carteira

8- que o consórcio q eles participavam em Belo Monte perdeu, mas fizeram novas composiçoes e estão dentro de novo.

9- Elogiou o Bndes (parece que estão com um bom relacionameto e financiando o crescimento de novos projetos)

10- disse que têm um planejamento para sanar os esqueletos do balanço até o meio de 2011

11- participarão da concorrência do trem bala



Que me lembre é isso. Achei ele uma pessoa simples. Não contou vantagens, aliás contou bastante os fracassos e o que quase levou a empresa a bancarrota. Disse que no auge da crise ficou 11 meses atrasando salários dos funcionários e foi a maior vergonha de sua vida. Em suma.... pareceu uma pessoa gente fina. Tive uma boa impressão.
 
* data do comentário -  1 de julho 2010

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa jaumsp.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo
    A governança da Inepar sempre foi sofrível, isto é sabido por todos. Porém , ultimamente , a empresa vem passando por um processo de maior transparência. Foi elaborado um departamento de RI que vem conduzindo este projeto. Eles sabem que com uma maior transparência ganham com mais acionistas interessados e também ganham com uma maior confiança de fundos private que estão sedentos procurando por oportunidades de investir em empresas ligadas às áreas de infraestrutura e principalmente do pré-sal.

    Se a transparência da Inepar já fosse 100% , provavelmente as cotações já estariam lá em cima. Este é uma das oportunidades de ganhar com o papel , comprar antes do processo de reestruturação terminar. Você tem dúvidas que uma empresa transparente e com o backlog e o knowhow da Inepar não seria uma empresa para valer bilhões em bolsa? ( Hoje está valendo míseros 300 milhões).
    Só para citar alguns movimentos que demonstram que tal reestruturação está a caminho , citaria a limpeza dos balanços no ano passado , quando retiraram alguns esqueletos do armário. A empresa também zerou seu prejuízo acumulado através da diminuição do capital social .Ou seja , a partir de agora deve começar a pagar dividendos aos acionistas. É claro que a empresa não é burra , sabe que este dinheiro poderia ser utilizado para sanamento de dívidas e investimentos , portanto qual será o verdadeiro objetivo dela? (leia nas entrelinhas hehe).

    Vale uma citação aos novos sites também , www.inepar.com.br e www.iesa.com.br . Além do mais , segundos informações passadas por pessoas com maior proximidade ao RI , a Inepar está praticamente acertada para aderir ao N1 da Bovespa ( futuramente o Novo Mercado ).

    Quanto à questão do Petráglia , se ele usar seu expertise para reformular a Inepar tal fez com o Atlético PR , poderíamos dizer que este é mais um driver da empresa rsss. Lembre-se também que hoje todas as operações estão concentradas em Araraquara, São Paulo. Se não em engano , a unidade no Paraná foi até desativada ( vou conferir para ter certeza).

    Abraços

    ResponderExcluir