segunda-feira, 12 de julho de 2010

Visão interessante de como se antecipar ao mercado , do sócio caique

(complementando meu post anterior - sobre preço justo)




Desde que comecei a ganhar dinheiro (de verdade) em bolsa, eu parei de analisar como 95% do mercado faz. O mercado costuma olhar as fotos do passado (últimos balanços) para tentar encontrar o "preço justo" do papel (cada um com sua técnica: valuation, análise de risco, performance, etc), porém, apesar de cada um usar uma técnica ligeiramente diferente, todos encontram valores "justos" muito parecidos (pois estão olhando as mesmas fotos) - a diferença é que dá um pequeno balanço de compra e venda no mercado... estas pequenas variações, dão pequenos retornos.... eu sai desta faz algum tempo. Para ganhar dinheiro, vc não pode seguir a maioria.

Eu procuro meu preço justo de forma diferente... eu procuro empresas que me deêm pistas de como serão os balanços no futuro... assim posso me antecipar a 95% do mercado. E sabendo como o mercado trabalha, posso projetar como estará a cotação no futuro próximo (como 95% do mercado passará a analisar a empresa).



Não vou me adentrar aqui nos predicados futuros da INEPAR... resumindo: a empresa está reestruturando a dívida defaultada, está sendo sondada por alguns grandes fundos de investimentos que querem entrar no equity da IESA O&G, adotará o novo mercado (vou falar em outro post disso) e possui uma enorme carteira de pedidos, a qual ainda não está se refletida no balanço, pois os projetos são longos (média de uns 3 anos, conforme último webcast) e a carteira vem crescendo muito forte... ou seja, o balanço atual está refletindo a carteira de pedidos de 3 anos atrás.



Daqui a algum tempo, quando estes acontecimentos que citei forem realizados, 95% do mercado estará olhando as fotos (balanços anteriores) e passará a precificar a empresa de forma diferente.



Muitos investidores não percebem que ao menos em INEPAR, está acompanhado apenas de de 5% (ou menos) do mercado e fica angustiado porque a cotação não está refletindo o "preço justo" que ele enxerga... compra-se INEPAR agora buscando um upside forte, porém longo (nos próximos 2 anos) e duradouro (com foco nos segmentos que mais prometem no Brasil, isso aqui vai continuar a melhorar por uns 10 anos) ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário