sexta-feira, 30 de julho de 2010

Aumento de Capital - Parte 1 ( Processo geral)

Para começar a analisar futuro aumento de capital da Inepar temos que nos ater, primeiramente, ao processo , que se dará da seguinte forma:

Para cada 100 ações INEP4 que você detinha antes do dia 26 de julho , receberá 43,36 direitos de subscrição de INEP4 ao valor de R$ 4,69 por ação.

Para cada 100 ações INEP3 que você detinha antes do dia 26 de julho, receberá 19,41 direitos de subscrição de INEP3 +  23,94 direitos de subscrição pelo mesmo valor acima.

Esses direitos podem ser vendidos no mercado pelo preço de momento , que deverá ser aproximadamente ( cotação da hora - 4,69 reais). É importante lembrar que esses direitos não são um "bônus" , e sim uma compensação pela diluição que o acionista passará caso não exerça o seu direito de subscrever.

Para subscrição dessas ações , você deverá deter esses direitos em custódia (INEP1 e/ou INEP2 , dependendo do tipo de ação ON e PN) no dia 27 de agosto, além do dinheiro necessário para subscrever . É importante ressaltar também que na maioria dos casos , é preciso avisar a sua corretora ou banco que você tem o interesse em subscrever. Caso você não exerça seu direito de subscrever , nem venda seus direitos no mercado , estes irão virar "pó" depois do dia 27 . Então , cuidado!

Caso opte em subscrever , no dia 30 de agosto você receberá um novo recibo ( provavelmente INEP9 e/ou INEP10 , dependendo novamente se subscreveu ON e/ou PN). Estes recibos poderão ser comercializados também , e seua preços deverão ser semelhantes ao valor de mercado dos recibos INEP3 e INEP4. Depois de terminado todo o processo , esses recibos irão se converter em INEP3 e/ou INEP4.

Esse aumento de capital será um pouco diferente do usual , pois além de poder usar dinheiro para subscrição , os detentores de debêntures da 2a e 3a emissão e de "créditos aceitos para integralização" ( provavelmente são os credores de alguns empréstimos vencidos) poderão utilizar o valor desses créditos para subscrição. Porém esses credores não tem preferência para uso de tais créditos e só poderão converter esses créditos em ações se já possuírem recibos de Inepar ,  ou se comprarem os direitos de subscrição no mercado. Para estes , o prazo máximo será até dia 25 (  vale a pena ficar de olho nesse movimento , pois pode representar um upside de CP nos recibos de direito de subscrição e, consequentemente , na ação).

Segue uma tabela feita pelo sócio diegoespanhol para ajudar nas datas :

Agenda do Aumento de Capital - INEPAR:


21/07 - Aviso

23/07 - Reunião

26/07 - Ex Subscrição

29/07 a 27/08 - Exercício do Direito*

30/07 a 20/08 - Negociação do Direito*

30/08 - Liberação dos Recibos** para negociação

03/09 - Aviso das Sobras

08/09 - Exercício das Sobras

*Direito = Inep1 (para INEP3) e Inep2 (para INEP4)

**Recibo = provavelmente Inep9 (para INEP3) e Inep10 (para INEP4)

Um comentário:

  1. PARABÉNS JAUM PELO BLOG!
    tá muito bom e com muitas informações elucidativas!
    Balbuena

    ResponderExcluir